terça-feira, 25 de novembro de 2014

Curiosidades Angolanas

O interessante e curioso

?        Você sabia que Angola era o quarto maior produtor de diamantes do mundo antes de 1975 e tem atualmente uma das maiores e menos exploradas reservas de minerais em todo o mundo? Ela tinha depósitos importantes de ouro, minérios de ferro, magnésio, fosfatos, quartzo, cobre, chumbo, mármores, berilos, granito negro, zinco e inúmeros metais estratégicos e de base são encontrados no país.

?        Você sabia que Angola tem recursos consideráveis de madeiras valiosas inexplorados desde a independência? As espécies de árvores valiosas são ébano, sândalo africano, mogno, tola e amoreira. Cerca de 150 mil hectares de eucaliptos, ciprestes e das plantações de pinus esperam a reabilitação.

?    Você sabia que dois reinos distintos governavam a região quando o navegador português Diogo Cão desembarcou na foz do rio Congo em 1483? O reino de Bakongo imperava no norte. O reino dos Quimbundos, também conhecido como Ndongo, dominava as zonas central e ocidental. O rei do Quimbundos foi chamado Ngola. A região, tomando o nome do rei, se tornou Angola.

?        Você sabia que o antílope gigante é um animal que existe apenas em Angola? O animal foi nomeado “palanca negra” em 1916, mas os nativos o denominaram sumbakaloko muito antes. Acredita-se que um antílope gigante branco pode ser encontrado na região central de Angola.

?        Você sabia? Um passeio ao mercado de Futungo pode ser uma aventura. Os comerciantes frequentemente arranjam músicos com instrumentos tradicionais, tais como os marimbas e os kissanges, xingufos (chifres grandes do antílope) e cilindros para dar a sensação de um festival da vila. Os homens vestidos como guerreiros, a roupa desgastando das peles do antílope e do puma, os colares dos escudos e os chocalhos em seus tornozelos, adicionam ao sabor local do mercado.

?        Você sabia que a capoeira foi levada ao Brasil por escravos capturados em Angola? Na terra estrangeira o povo angolano desenvolveu sua prática como um método de defesa contra seus senhores violentos. Devido à sua situação no Brasil colonial, os escravos precisavam disfarçar os treinamentos e dar a eles a aparência de música e dança recreativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário